terça-feira, 5 de julho de 2011

Literatura Grega - A Comédia

A comédia antiga é a expressão teatral do senso de humor. Aristófanes aplicou esse princípio, ocupando-se de personagens grandiosos e humildes. Divertidas, suas comédias atacavam personagens, tendências e ideologias da vida pública e cultural. Sua obra era um espelho, no qual o público podia contemplar os próprios defeitos.


Riso e crítica

Aristófanes dirigia críticas inclusive a seus companheiros. Em As Festas de Deméter, ataca Eurípides e sua 'modernidade'. E não poupou os filósofos: em As Nuvens, investe contra a nova filosofia encarnada na pessoa de Sócrates. Suas obras mais importantes: Lisístrata, As Nuvens e As Rãs.


Para lembrar:
Aristófanes utilizou suas obras para expressar sua crítica à sociedade. Era considerado por seus contemporâneos o principal representante da comédia.


A comédia nova

Gênero que dispensou o coro e passou a satirizar os indivíduos. Teve grande influência sobre a comédia romana, que se tornou quase uma cópia direta desse gênero. Seu principal expoente foi Menandro, poeta cujas obras têm sempre um final feliz – a bondade sempre triunfa e o espectador ganha uma lição de moral. Menandro utiliza personagens típicos da realidade cotidiana e os põe em ridículo.

Nenhum comentário: