terça-feira, 5 de julho de 2011

Literatura Grega - A Épica

A literatura grega divide-se em três grandes gêneros: a poesia épica, que recria os heróis e suas façanhas; a poesia lírica, proveniente dos antigos hinos dedicados aos deuses pelos gregos; e o teatro, que nasceu quando as danças e as canções começaram a ser executadas em um cenário. O teatro grego deu origem à tragédia e à comédia.

A épica

Está relacionada com o ambiente em que surgiu. Os aqueus, um povo guerreiro, invadiram a atual Grécia e a ilha de Creta. Suas atividades eram a guerra e o saque. O mais importante era ganhar fama e demonstrar valentia. A poesia glorificava seus feitos. Os bardos, ou recitadores, declamavam seus poemas em festas e cerimônias.

• Homero – A transmissão oral da poesia preservou, por séculos, a recordação das façanhas dos nobres aqueus. Surgiu então a figura de Homero. Acredita-se que viveu entre os séculos IX e VIII a.C., na cidade de Esmirna (hoje Izmir). Homero recolheu e ampliou a poesia cantada criada pela coletividade. Seus heróis, como Aquiles e Odisseu (Ulisses), eram cruéis e sanguinários na guerra, mas justos e generosos na paz. São eles os protagonistas das grandes obras atribuídas a Homero: a Ilíada e a Odisseia.

• Hesíodo – Tratou da origem do mundo e dos deuses em sua obra Teogonia. Pregou também contra a maldade dos homens que se opunham à justiça e às leis de Zeus, pai dos deuses. Diz-se que Hesíodo, preocupado com as emoções do homem e desprezando a guerra, propiciou o surgimento da poesia lírica. Outra obra sua de grande importância é Os Trabalhos e os Dias, poema didático e moral.

Nenhum comentário: