terça-feira, 10 de maio de 2011

A Escola e os Pais - uma relação que tem tudo para dar certo

Atualmente se discute muito a participação dos pais no ambito escolar. Por um lado temos a importância e os benefícios acarretados quando os pais de alunos se tornam mais participativos, e por outro lado a falta de tempo e preparo desses pais para participarem da vida escolar de seus filhos.
A verdade é que muitos pais não possuem conhecimento suficiente para auxiliar seus filhos com a lição, não possuem tempo para ir as reuniões e eventos promovidos pela escola. Existe uma distância entre pais e escola.
Como um orgão de responsabilidade social a escola tem por obrigação de se adaptar às neessidades da sociedade, ao aproximar pais de alunos ao ambiente escolar resgata valores, os alunos tem melhor rendimento, melhor comportamento. Os resultados passam a ser visíveis, o retorno é imediato.
Vale a pena investir na família do aluno, porque ele traz na sua mochila os valores morais e éticos que aprendeu e aprende em casa.
A escola tem muito à oferecer aos pais: cursos, palestras, gincanas, dar oportunidades para os pais ensinaram também o que sabem. Lembrando que a maioria trabalha, não adianta oferecer cursos e palestras somente num horário, deve oferecer em vários horários e de curta duração, com linguagem acessível, respeitando o limite dos pais.
A escola e os pais podem ter uma relação de intimidade que tem tudo para dar certo. E quem ganha com isso é toda sociedade.

Nenhum comentário: