terça-feira, 3 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

O simples ato de ser reconhecido perante o mundo como um ser racional ecomo um cidadão que goza de direitos e deveres é fruto da inserção da linguagem nouniverso social.
Desde o registro civil a um diploma universitário, o indivíduo é quem a linguagem o determina, dando-lhe um nome, uma posição social, uma profissão e assim por diante.
Por meio da linguagem este indivíduo também expressa seus pensamentos e faz acontecer os seus interesses, manifestando suas emoções e intenções com palavras.
Louis Hjelmslev define a linguagem como:
“... o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade, seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.”
(HJELMSLEV, 2003)
A linguagem permite ao homem, como cidadão e integrante de uma sociedade, o direito de falar e manifestar opiniões tanto de ordem pública como pessoal. O direito de escolher representantes políticos, de concordar e discordar de suas ações. Permite também o direito do homem se manter em silêncio quando este julgar necessário.
E a sociedade tem acesso aos seus direitos porque estes também estão estabelecidos através da linguagem, no caso escrita, em documentos oficiais.
Os três poderes da nossa nação: Legislativo, Executivo e Judiciário, exercem o poder e autoridade perante a integração entre si, e estão ancorados nos princípios prédeterminados
pela linguagem coloquial, pela necessidade básica e humana do povo.
Hoje, estes princípios estão convertidos em leis, que asseguram nossos direitos e deveres como cidadãos, garantindo nossas necessidades como civis, como consumidores, como crianças, como idosos, enfim, são inúmeras leis que existem para beneficiar e proteger o ser humano, com seu devido valor.
A linguagem é um fator para o exercício da cidadania, ela dá voz ao cidadão e voz a nação. Por exemplo, o ato de votar, quando o cidadão manifesta sua opinião utilizando a linguagem e a nação exerce a democracia, prevista em lei.
O ato de expressão dos interesses próprios ou coletivos depende da linguagem, porque somente ela tem voz para clamar e impor nossas vontades e necessidades. A linguagem contribui para a formação do cidadão e assegura seus direitos e deveres.

Referência
Hjelmslev, Louis. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem, São Paulo: Perspectiva,2003.

Nenhum comentário: