terça-feira, 3 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO TRÂNSITO E A LINGUAGEM COMO CONDUTORA

Desde a antiguidade os romanos e gregos já sofriam o caos de um intenso trânsito, as ruas das cidades eram estreitas e havia grandes congestionamentos. Logo perceberam a necessidade de buscar alternativas para resolver o problema.
Os romanos criaram leis para regulamentar o trafego de veículos, proibindo a circulação em certas horas do dia, criando as primeiras sinalizações, marcos quilométricos e indicadores de sentido.
A partir desse momento percebe-se a importância da linguagem como fonte de comunicação entre a sociedade e suas necessidades. O trânsito é um elemento da sociedade, logo existe a necessidade de que este trânsito seja organizado e para que seja organizado é necessário fazer uso dos instrumentos lingüísticos.
Hoje nossas estradas não são as melhores do mundo, mas imagine a total ausência dos sinais, das placas indicando as direções, das marcas viárias, dos semáforos... Seria uma loucura se o homem não fizesse uso da linguagem para garantir um pouco mais de segurança no trânsito de veículos e pedestres.
A linguagem é um fator imprescindível para que o tráfego de veículos e pedestres possa fluir tranquilamente pelas vias públicas. De certa forma a linguagem é quem conduz o trânsito, porém é uma pena que o homem muitas vezes seja tão imprudente a ponto de ignorar placas, avisos e leis de trânsito.
Referência
Historia do Transito, acesso em
16/09/2010http://www.escoladetransito.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=12

Nenhum comentário: