terça-feira, 3 de maio de 2011

A Pedra Fundamental da Sociedade




A PEDRA FUNDAMENTAL DA SOCIEDADE

No processo em que o homem e a sua linguagem evoluíam, passando de gritos e ruídos para palavras carregadas de significados, os indivíduos puderam compreender e se comunicar uns com os outros desencadeando os princípios sociais.
Desde os primórdios da humanidade o homem usava a força física para impor seus desejos, padrões de comportamento e dominar os inimigos. Com a descoberta da linguagem, descobriu-se também o poder que a palavra é capaz de exercer sobre os outros, mesmo que ainda acompanhada de atitudes e gestos.
As palavras delineiam os princípios morais, éticos, os costumes e organizam o espaço comum dos grupos sociais. Através da comunicação o homem constrói desde pequenos vilarejos às grandes cidades, e esta construção só é possível porque há entendimento entre os integrantes que estão calcados nos mesmos ideais, temos então a sociedade.
Hayakawa define a sociedade como uma vasta rede de acordos mútuos, e estes acordos acontecem quando grupos decidem compartilhar os benefícios de viver em conjunto desfrutando da mão-de-obra, da proteção, da companhia e etc.
“O que denominamos sociedade é, com efeito, uma vasta rede de acordos mútuos. Concordamos em nos abster de matar os nossos concidadãos, e eles, por sua vez, concordam em se abster de nos matar; concordamos em guiar na mão direita da estrada, e os outros concordam em fazer o mesmo; concordamos em entregar mercadorias especificadas, e os outros concordam em nos pagar por elas; concordamos em observar os regulamentos da organização, e a organização concorda em consentir que desfrutemos dos seus privilégios... Na ausência de tais acordos, não existiria coisa tal como a sociedade.”(
HAYAKAWA, pag. 85)
As palavras de Hayakawa evidenciam a conduta do homem no universo social,grupos de pessoas decidem viver em conjunto respeitando leis e regras prédeterminadas.
Continuando com o pensamento de Hayakawa podemos perceber como nós,seres humanos, impomos os padrões de comportamento uns aos outros.
“... a fim de continuarmos a existir como seres humanos, é nos misterimpor padrões de comportamento uns aos outros. É nos mister fazer com que os cidadãos se conformem aos costumes sociais e cívicos; énos mister fazer soldados corajosos, os juízes justos, os sacerdotes
religiosos, e os professores solícitos pela felicidade de seus alunos
”.(HAYAKAWA, pag. 86)
O ato de se comunicar permite difundir o conhecimento, experiências, exigir benefícios, dividir tarefas, compartilhar companhia e proteção.
“O homem desenvolveu não apenas a linguagem, mas também os meios de fazer em tabuinhas de argila, em pedaços de madeira ou pedra, em peles de animais e no papel, sinais e rabiscos habilitam-no a comunicar-se com pessoas que, tanto no tempo como no espaço, se
encontram para além do alcance de sua voz.”
(HAYAKAWA, pag. 06)
A linguagem é um fator essencial para a organização da sociedade, como também é a pedra fundamental na edificação de todos os princípios que englobam uma sociedade.
Através da comunicação e interação entre os indivíduos consolidam-se os fatores para o crescimento e fortalecimento dos diferentes grupos de pessoas.

Referência

Samuel Ichiey Hayakawa, A Linguagem no Pensamento e na Ação, Livraria Pioneira
Editora São Paulo, 1972.

Nenhum comentário: