segunda-feira, 9 de maio de 2011

A teoria de Piaget - Desenvolvimento Cognitivo

Até pouco tempo, no início do século XX, assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos. As pessoas acreditavam que as diferenças entre os processos cognitivos entre crianças e adultos era sobretudo de grau: os adultos eram superiores mentalmente, do mesmo modo que eram fisicamente maiores. Mas os processos cognitivos básicos ao longo da vida eram os mesmos.
Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas cuidadosas com seus próprios filhos e outras crianças, concluindo que, em muitas questões cruciais, as crianças não pensam como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades , a maneira de pensar é diferente, não somente em grau, mas também em classe.
Os pressupostos básicos de sua teoria sao: o interacionismo, a ideia de construtivismo sequencial e os fatores que inteferem no desenvolvimento. A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas. Essa interação com o ambiente faz com que o indivíduo construa estruturas mentais e adquira maneiras de fazê-las funcionar.
O eixo central da teoria de Piaget é, portanto, a interação do organismo (indivíduo) com o meio. Essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo indivíduo ao longo da vida.

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